sábado, 4 de junho de 2011

Top de Fronha


Para começar tenho que dizer que a minha ideia original era fazer o top com o tecido às florzinhas e a fita com tecido azul escuro. Pelo meio meteu-se a falta de paciência para coser aquilo tudo à mão (não tenho máquina, não é por ser doida) e surgiu-me uma ideia genial: já tinha visto por aí vestidos de bebé feitos a partir de fronhas... porque não seguir a mesma linha de ideias?! Tudo isto para explicar que o tecido branco em tempos foi uma fronha! Se se nota ou não, não sei, vou fazer a prova hoje na praia! De qualquer dos modos... genial!


Material
  • 1 fronha
  • Tecido
  • Fita decorativa ou renda
  • Cola
  • Alfinetes-de-ama
  • Material básico de costura


Instruções

Importante: estas medidas são para o meu tamanho que é o XS/S e não tenho nenhum molde ou técnica especial porque fiz tudo a olho. De qualquer dos modos fica aqui o que fiz como linhas gerais para quem também quiser improvisar.


FITA

   1. Recortar uma tira de tecido de aproximadamente 8 x 100 cm, dobrar a meio ao longo do comprimento, direito com direito, segurar com alfinetes e vincar com o ferro de engomar. 


   2. Unir o rectângulo com ponto atrás, deixando uma margem de aprox. 0,5 cm.


   3. Virar o rectângulo do direito e fechar os topos com ponto de casamento.



CORPO

   1. Cortar os topos da fronha (a minha ficou com um comprimento total de 55 cm).


   2. Colocando a fronha na vertical, medir (a partir do topo) 20 cm para baixo, de cada lado, e 10 cm para dentro. Traçar uma linha que une os dois pontos,  de cada lado da fronha (ver imagem).


   3. Virar a fronha e repetir.

   4. Cortar as laterais da fronha até à marcação (ficando com 4 triângulos, dois à frente e dois atrás, cujas hipotenusas são as linhas previamente traçadas).


   5. Dobrar os triângulos para dentro, segurar com alfinetes e vincar com o ferro de engomar.


   6. Cortar os triângulos aproximadamente 1 cm a partir do vinco e fazer a bainha (rente ao vinco) com ponto atrás.


   7. Dobrar o topo da fronha aprox. 2,5 cm para dentro, vincar com o ferro de engomar e fazer a bainha (2 cm afastada do vinco) com ponto atrás. Virar a fronha e repetir.



   8. Unir a fita/renda com uns pontinhos (alinhavo/atrás/casamento conforme apropriado) a toda à volta da base da fronha (fiz isto porque não me apetecia fazer mais uma bainha perfeita à mão, mas fica ao critério de cada um).



FINALIZAÇÃO

   1. Colocar um alfinete-de-ama numa das pontas da fita e passá-la pela abertura deixada no topo da fronha. Virar a fronha e repetir.


   2. Franzir o tecido sobre a fita.


   3. Finalizar com uma flor de tecido à qual se coseu um alfinete-de-ama (instruções no fim do post Sabrinas forradas com tecido de Primavera).



Nota: Acho que nem é preciso dizer que tudo o que possam fazer à máquina, façam!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails